quarta-feira, 28 de julho de 2010

UM POUCO DA NOSSA CULTURA...

HISTÓRIA DO GRAFFITI

O Graffiti surgiu em meados dos anos 60, nas ruas de Nova Iorque. Seu pioneiro é o conhecido TAKI 183. Taki e seus seguidores começaram à chamar a atenção da imprensa local por escreverem seus nomes em diversos locais, em muros e estações de trem. O jornal de The New York Times o entrevistou.
Taki 183 é visto como o primeiro que ganhou fama com o Grafite (ou ainda era Pixação?) em Nova York/EUA. Vivendo num ambiente onde o Grafite/Pixação já vinha sendo utilizado por gangues para fins de demarcação de território e propaganda, Taki 183 lança seu primeiro Grafite/pixação em um caminhão de sorvete no verão de 1970 inspirado por um outro nome, de “Julio 204”.
Mas antes dele, Cornbread e Cool Earl já faziam história na Filadélfia/EUA, como ficou registrado pela revista Philadelphia Inquirer Magazine, em maio de 1971. Além das gangues, o Grafite/Pixação fazia parte de atividades de protesto, como uma forma de expressão direta e rápida.

O Metrô foi o maior aliado na divulgação desta nova forma de intervenção urbana. Ao pintarem um vagão em determinado bairro, eles sabiam que este vagão passaria por todas as linhas, em todos os cantos da cidade.
Gostaria de registrar alguns do “primeiros” mestres da Arte Grafite: Super Kool 223, Stay High 149, Topcat 126, Barbara, Eva 62, Lee 163d, Phase II, Tracy 168, Julio 204, Taki 183, Lady Pink formando a primeira leva do Grafite norte-americano.
Como dito anteriormente, as linhas do Metrô eram os pontos mais cobiçados pelos Grafiteiros/Bombers/Pixadores. Após 15 anos de combate, as administrações da cidade de Nova York conseguiram extinguir com as intervenções no dia 12 de maio de 1989. O fim dos Grafites nos metrôs afetou e muitos os jovens que estavam na ativa e viam os túneis e vagões como seu meio de comunicação com o mundo externo.
O graffiti ganhava formas e cores, a criatividade era essencial. Filmes e documentários começaram à surgir: Wild Style http://www.youtube.com/watch?v=rY5wk7sLntg&feature=related
Beat Street: http://www.youtube.com/watch?v=zNsMEP0i8aM
São filmes que fizeram a Cena da Cultura de Rua se espalhar
Livros como: Spray Can Art e Subway art dentre outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário